Rede LGBT do Interior de Pernambuco elege grande delegação para Conferência Nacional LGBTQIAPN+

Rede LGBT do Interior de PE se destaca na IVª Conferência Estadual de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ de Pernambuco

Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, Gravatá sediou a IVª Conferência Estadual de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ de Pernambuco. O encontro reuniu representantes de diversas regiões do estado para debater avanços e desafios na promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+.

A IVª Conferência Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, “Queer”, Intersexuais, Assexuais, Agêneros, Arromânticos,Pansexuais, Polissexuais, Não-Binárias e de outras identidades de gênero e orientações sexuais (LGBTQIAPN+), cujo tema foi “Pernambuco da Diversidade: Consolidando a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+”, tratou como objetivos centrais: avaliar e propor as diretrizes para a implantação de políticas públicas de enfrentamento à violência e qualquer forma de discriminação contra as pessoas LGBTQIAPN+ em Pernambuco; eleger os(as/es) 50 (cinquenta) delegados(as/es) de Pernambuco para a IVª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e fomentar a discussão para subsidiar a atualização do “Plano Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ – Pernambuco pela Diversidade”.

Conforme bem argumenta o Documento Orientador da IVª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+1, “as Conferências são espaços de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, por intermédio do diálogo entre o poder público, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na agenda” (Documento Orientador da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, p. 11).

A realização desta conferência visa também a retomada dos processos de participação social para a formulação e consolidação das políticas públicas em Pernambuco, que foram iniciadas ainda na realização da Iª Conferência Estadual de Gays, Lésbicas, Bissexuais Travestis e Transexuais em abril de 2008 que, naquele ano, teve como tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas: o caminho para garantir a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais no Estado de Pernambuco”. Posteriormente, em outubro de 2011, foi realizada a IIª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, com o tema “Por um Estado livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”.

A Rede LGBT do Interior de Pernambuco marcou presença ativa em todas as etapas regionais preparatórias — Agreste, Sertão, Mata e Distrito Estadual de Fernando de Noronha — contribuindo para o acúmulo de propostas e a mobilização das comunidades locais. Durante a conferência estadual, lideranças da Rede, vindas de diferentes municípios, tiveram papel de destaque e conquistaram a eleição da maior delegação para a etapa nacional.

A delegação eleita: 17 delegados/as/es, representa a pluralidade da população LGBTQIAPN+, contemplando marcadores sociais como raça, populações tradicionais, pessoas com deficiência, orientação sexual e identidade de gênero. O resultado reafirma a força política do interior na construção de políticas públicas inclusivas e no fortalecimento da participação social.

 

Rildo Veras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *