Rede LGBT do Interior de PE Realiza Encontro Regional Agreste

Encontro Regional Agreste reúne lideranças em Belo Jardim

          No período de 18 a 20/10/2024, o Coletivo Jardim de Cores (Belo Jardim) e a Rede LGBT do Interior de Pernambuco realizaram o “Encontro Regional do Agreste: Construção de Conselhos Municipais LGBT” na cidade de Belo Jardim, com os objetivos de:

  1. Refletir sobre a importância dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas para a População LGBT sensibilizando militantes da causa e gestores públicos;
  2. Intercambiar experiências exitosas de atuação de conselhos municipais LGBTQIAPN+;
  3. Fortalecer grupos e militantes LGBTQIAPN+ do Agreste

          Lideranças de 14 municípios do Agreste pernambucano discutiram estratégias para implantação e implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+ em seus respectivos municípios, com destaque para atuar no controle social dessas políticas através da criação de conselhos municipais. Na manhã do primeiro dia de trabalho uma mesa de debate com gestores/as municipais de saúde, educação e assistência social possibilitou, a partir do diálogo, pensar estratégias mais eficazes de ações voltadas para nossa população. Na tarde do mesmo dia contamos com a presença de representantes do Conselho Estadual de Políticas LGBTQIA+ de Pernambuco, o Sr. Eduardo Henrique  (vice presidente) e da Sra. Íris de Fátima (secretária).  Foi uma tarde bastante produtiva onde foram refletidos o papel dos conselhos, estratégias de atuação, importância da organização da sociedade civil, dentre outras questões.

          O segundo dia, contou na programação, com uma oficina onde foram apresentadas experiências de conselhos municipais, bem como trabalhado o mapa da diversidade de Pernambuco. Cada militante trouxe para a roda de diálogo um pouco da realidade de seus municípios, destacando: possibilidades, dificuldades, parcerias, estratégia de atuação, etc.

Nas noites deste dias, as lideranças da Rede LGBT do Interior de PE juntaram-se ao Coletivo Jardim de Cores para prestigiar o Cineclube: cultura, educação e cinema. Na mostra, vários filmes com a temática LGBT emocionaram e encorajaram para a continuação das lutas necessárias.

 

Rildo Veras

Rildo Veras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *