ONG CORES e Rede LGBT do Interior de PE lançam campanha contra o tráfico humano

Pernambuco em rede contra o tráfico humano

Por ocasião da realização do Encontro Estadual da Rede LGBT do Interior de PE, a ONG Cores, em parceria com a Rede LGBT do Interior de PE, realizou o lançamento da campanha: “Pernambuco em rede contra o tráfico humano” objetivando  fortalecer as capacidades institucionais de organizações da sociedade civil (OSCs) para prevenir o tráfico humano e a exploração sexual de meninas e mulheres na região. O foco está em proporcionar suporte técnico e financeiro às OSCs, promovendo sua comunicação estratégica e articulando ações locais e estaduais para a proteção de grupos vulneráveis, como mulheres, meninas, adolescentes, indígenas e a população LGBTQIA+.

O Estado de Pernambuco, principalmente o interior do estado enfrenta desafios significativos no combate ao tráfico de pessoas, intensificados por vulnerabilidades socioeconômicas locais. A pobreza, desemprego e desigualdade social no Sertão, Agreste e zonas das matas tornam certos grupos, especialmente mulheres, crianças e LGBTQIAPN+, mais suscetíveis a situações de exploração sexual e trabalho análogo à escravidão. Além disso, a migração e a falta de oportunidades aumentam os riscos de aliciamento.

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o estado tem registrado casos que vão desde o trabalho análogo à escravidão até exploração sexual e adoção ilegal. Entre 2012 e 2019 (período em que o Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas de Pernambuco esteve ativo), Pernambuco teve mais de 100 denúncias de tráfico humano, sendo 62% relacionadas ao trabalho escravo. Além disso, crianças e adolescentes representam um grupo particularmente vulnerável, com 75% dos casos envolvendo trabalho forçado e 25% exploração sexual.

O lançamento dessa campanha contou com a presença da Secretária Executiva de Direitos Humanos de Pernambuco, a Sra. Gláucia Andrade, que explanou acerca do que o Governo de Pernambuco tem realizado para enfrentar essa grave violação de direitos humanos, destacando alguns serviços divulgando espaços para denúncias desses crimes.

Em síntese:

💙O “Pernambuco em Rede contra o Tráfico Humano” é uma campanha da ONG Cores, em parceria com a Rede LGBT do Interior de PE, com apoio do UNFPA, Embaixada da Grã-Bretanha. Nosso objetivo é combater o tráfico de pessoas por meio de prevenção, repressão e assistência às vítimas.

💙O tráfico humano no Brasil envolve exploração sexual, trabalho análogo à escravidão, adoção ilegal e mendicância forçada. 92% das vítimas são brasileiras, sendo a maioria traficada para a Europa.

💙O tráfico de pessoas é um crime com alta subnotificação, portanto, os dados disponíveis configuram-se em meras estimativas da realidade. Isso ocorre porque as vítimas, frequentemente temem denunciar, devido à vergonha, à discriminação, ao desconhecimento da condição de vítima, à falta de informações sobre os mecanismos de denúncia ou ao medo de represálias.

 

 

 

Rildo Veras

Rildo Veras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *