IVª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho
Rede LGBT do Interior de PE participa da IVª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o Sistema Único da Saúde (SUS) acontecer”, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), acontecerá em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro de 2024.
Após 18 anos de sua última realização, nessa edição, o evento tem entre os objetivos mobilizar todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação de profissionais da saúde. Ainda no primeiro semestre desde ano, conferências municipais e estaduais devem acontecer como etapa preparatória para a 4ª CNGTES.
A 4ª CNGTES é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitaram os direitos trabalhistas e promoveram o enfraquecimento das ações de educação em saúde. Soma-se a isso o impacto da pandemia de covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e dos trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.
Texto originalmente publicado em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/eventos/4a-cngtes#:~:text=A%204%C2%AA%20CNGTES%20busca%20a,n%C3%ADvel%20t%C3%A9cnico%2C%20m%C3%A9dio%20e%20superior.
Nesta terça-feira 20 de agosto de 2024 aconteceu a quarta Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na saúde, momento especial onde foram discutidas políticas públicas voltadas para os/as trabalhadores/as e usuários/as do SUS, melhoria de trabalho, formações educacionais, sociais e a saúde mental
A Rede LGBT do Interior de PE foi representada nessa conferência pela companheira Adônias Mastronelly. Segundo ela “foi de suma importância a participação da população LGBTQIA+ porque conseguimos garantir na discussão de políticas públicas, ações para nossa população. Mesmo com toda dificuldade e com o preconceito e o desrespeito que aconteceu para com a participante e o não cumprimento da democracia e da escolha de populações menos favorecidas conseguimos nos posicionar e garantir participação nas conferências estadual e nacional.