Formação continuada em Direitos Humanos reúne profissionais das políticas públicas em Joaquim Nabuco/PE
As Políticas Públicas e a População LGBTQIAPN+
Na última terça-feira, 29 de julho de 2025, o município de Joaquim Nabuco, na Mata Sul pernambucana, sediou uma importante formação continuada voltada para profissionais das políticas públicas que atuam nas áreas de saúde, educação, assistência social e segurança. Com foco na promoção e defesa dos direitos humanos, o encontro teve como objetivo fortalecer práticas institucionais mais inclusivas, equitativas e comprometidas com a dignidade de todas as pessoas, especialmente das populações em situação de vulnerabilidade social, como LGBTQIAPN+.
A ação foi realizada pela AMAS (Associação Mata Sul de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transegêros e pela Rede LGBT do Interior de Pernambuco, reunindo gestoras(es), técnicas(os) e lideranças comunitárias locais. Durante a formação, foram abordados temas como o marco legal dos direitos humanos no Brasil, o papel do Estado na garantia de direitos, políticas públicas intersetoriais e estratégias de enfrentamento às desigualdades e às violências estruturais.
O evento também possibilitou um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva de caminhos para o fortalecimento da atuação profissional comprometida com os princípios da equidade, justiça social e respeito à diversidade.
Essa iniciativa integra um conjunto de ações componentes do calendário de atividades da Rede LGBT do Interior de Pernambuco para o segundo semestre, reafirmando a importância da educação permanente como instrumento essencial para a consolidação de uma cultura de direitos no território.
Essa e outras ações da Rede LGBT do Interior de Pernambuco se realizam graças ao apoio e parceria do Fundo Elas+ e do Fundo Brasil de Direitos Humanos, a quem externamos nossos agradecimentos.