Encontro de Formação de Lideranças LGBTQIA+ da Mata Sul
Rede LGBT do Interior de Pernambuco e AMAS – Associação Mata Sul de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros realizam Formação de Lideranças LGBTQIA+
No período de 29 a 30/12 essas instituições realizaram um encontro de formação de lideranças LGBTQIAPN+ da Mata Sul, contando com ativistas de Palmares, Xexéu, Jaqueira, Rio Formoso, Ribeirão, Quipapá, Gameleira, Maraial, Água Preta, São José da Coroa Grande e Tamandaré.
A programação conta com atividades que vão refletir acerca da violação de direitos dessa população, cine debate, passando pela reflexão e atualização conceitual das principais bandeiras de luta até a divulgação do aplicativo de denúncias de LGBTfobia, RUGIDO.
Essa agenda de atividades faz parte do plano de ação anual da Rede LGBT do Interior de Pernambuco que no ano em curso tem estabelecido como meta principal ampliar sua atuação visitando municípios ainda não articulados para as ações em rede. O preconceito e a discriminação contra a população LGBTQIA+ configuram-se, atualmente, como uma das principais chagas sociais colocando essa população à margem de direitos básicos (em muitos casos, incluindo o direito à vida), silenciando seus corpos e constantes pedidos de ajuda. Segundo revelou o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 214 pessoas homossexuais ou transexuais foram assassinadas no Brasil em 2023. Esse número representa um aumento de 42% em relação a 2022, quando foram registradas 151 mortes. Além dos homicídios, houve aumento nos registros de lesões corporais e estupros contra pessoas LGBTQIA+. Em 2023, os casos de lesão corporal também aumentaram 21%, passando de 3.024 (2022) para 3.673. Já os registros de estupro subiram 40,5%, indo de 252 para 354.
A realização desta atividade só é possível através do apoio de parceiros que confiam e acreditam no nosso trabalho. Em face disto, externamos nossos sinceros agradecimentos ao Fundo Canadá e ao Fundo Elas+ pela parceria de sempre.