ALEPE aprova criação da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBTQIAPN+
Movimento LGBTQIAPN+ Pernambucano conquista Frente Parlamentar pela Cidadania LGBTQIAPN+ na ALEPE
Na tarde desta terça-feira (09/09), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) aprovou a criação da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBTQIAPN+, de autoria do deputado estadual João Paulo (PT), reconhecido aliado histórico do movimento no estado.
A proposta recebeu 25 votos favoráveis — número mínimo exigido para aprovação. Outros sete deputados votaram contra, 11 se abstiveram e seis não compareceram à votação.
Ao justificar a importância da iniciativa, o deputado lembrou conquistas obtidas quando esteve à frente da Prefeitura do Recife, como a criação da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) e a garantia de pensão para companheiros e companheiras de servidores falecidos.
A nova Frente Parlamentar terá como missão articular ações no Legislativo para combater o preconceito e a violência, além de dialogar com o movimento social e fortalecer a atuação conjunta com a Comissão de Direitos Humanos da ALEPE.

Os votos contrários são da ala mais conservadora da ALEPE. Mudaram um pouco o discurso pra não parecer LGBTfobia, mas permanecem na mesma retórica de que “todos devem ter direitos.” Eles sempre votam contra os/as trabalhadores/as quando há esse tipo de embate, a exemplo do que ocorre no Congresso Nacional e usam a religião para continuar fomentando o desconhecimento sobre questões de direitos e cidadania.

Alguns/mas deputados/as que poderiam ser aliados/as da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBTQIAPN+ estavam ausentes:



Mais um passo dado, mais uma vitória conquistada.