Advocacy e organização de LGBTQIAPN+ fortalecidos na Mata Sul Pernambucana
Rede LGBT do Interior de PE realiza agenda na Mata Sul com foco em articulação e fortalecimento de parcerias
Na última sexta-feira, 18 de julho de 2025, a Rede LGBT do Interior de Pernambuco esteve em agenda na Mata Sul do estado, reforçando seu compromisso com o diálogo e a construção coletiva de políticas de enfrentamento às violações de direitos da população LGBTQIAPN+.
Pela manhã, as representações da coordenação colegiada da Rede — Hewrya Maia e Rildo Véras — estiveram no município de São José da Coroa Grande, onde se reuniram com militantes LGBTQIAPN+ com 50 anos ou mais, além da Secretária de Assistência Social, Sra. Karina Barbosa. O encontro teve como pauta central os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ no município, especialmente na maturidade, e abriu caminhos para uma parceria institucional voltada à construção de ações futuras no campo da cidadania, assistência e acolhimento. Essa atividade foi possível graças ao apoio do veterano militante dessa região, Paulo Godê, a quem externamos nossos agradecimentos pelo apoio de sempre.
Já no turno da tarde, a agenda seguiu no município de Tamandaré, com uma escuta e roda de diálogo realizada na EREM de Tamandaré, envolvendo jovens LGBT daquele município. A atividade foi possível graças à articulação do professor @sucenajr, a quem a Rede expressa seu agradecimento. Foi um momento marcante de troca de experiências, reflexão sobre os efeitos cotidianos da LGBTfobia e de articulação para ações que fortaleçam o protagonismo juvenil LGBTQIAPN+.
A Rede segue atuando com firmeza e sensibilidade nos territórios do interior, acreditando que a transformação social nasce do diálogo com os sujeitos e suas realidades. A Mata Sul de Pernambuco dá sinais de que muitos frutos ainda virão!
Nossos sinceros agradecimentos a esses parceiros que acreditam no nosso trabalho e contribuem para torná-lo realidade em cada recanto do interior pernambucano: Fundo Elas+ e Fundo Brasil.