10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros
Rede LGBT do Interior de Pernambuco participa do 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros
Realizado em Salvador – BA, no período de 10 a 13 de abril de 2025, o 10º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros contou com a presença de mais de 200 representantes de instituições públicas e privadas, além de organizações da sociedade civil de diversas regiões do país.
O encontro foi promovido pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans) e contou com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SJDH e Secretarias de Educação (SEC); de Saúde (Sesab); de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi); de Cultura (Secult); de Turismo (Setur); da Coordenação Geral de Políticas de Juventudes (Cojuve) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Fonatrans
Fundado em 2014, o Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans) é um espaço de articulação e mobilização para a inclusão desse público, tanto em caráter individual quanto coletivo, por meio de organizações da sociedade civil. O principal objetivo do fórum é atuar junto ao poder público, ao terceiro setor e à iniciativa privada, para a formulação, ampliação e implementação de políticas públicas destinadas a esse segmento da população.
A programação contou com momentos de rica discussão sobre diversos temas, dos quais destacamos: a saúde da população trans; questões previdenciárias para garantir uma vida digna para essa população; as dificuldades nos atendimentos e no acolhimento dentro do SUS; a falta de insumos nos tratamentos hormonais e medicamentos para prevenção de IST’s/AIDS; a falta de orientação por parte do Ministério da Saúde sobre a PREP e PEP e na sua divulgação para o público alvo; a importância dos dados preenchidos e cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS e os agentes do IBGE fornecidos para o Ministério da Saúde; a dificuldade de empregabilidade para a população de travestis e trans negras e negros, entre outros.
A Rede LGBT do Interior de Pernambuco se fez presente através das representantes de Adônias Mastronelly (Grupo Expressão – Bezerros/PE) e de Gil Marcielly (AMAS – Palmares/PE). Nas palavras delas foi um momento rico de troca de saberes e articulação política para enfrentamento às transfobias no Brasil.